Devo usar sementes ou mudas para plantar flores?

muda de flor

Você sabia que mexer na terra proporciona benefícios a sua saúde? Além de ajudar a reduzir a ansiedade, combate o estresse, e é tido como uma atividade anti depressiva.

Estar perto da natureza é um remédio natural para a mente e corpo, é uma excelente sensação e gera bem estar.

Dentro de casa, podemos dar o primeiro passo e começar a cultivar plantas e flores. A dúvida de todo iniciante, é devo usar sementes ou mudas para plantar flores?

Vejamos as diferenças a seguir:

Sementes

Não basta apenas escolher a semente, o solo precisa estar preparado e nutrido para todo esse desenvolvimento.

A forragem deve estar pronta para desenvolver de maneira uniforme as sementes plantadas, o que vai facilitar e muito o manejo da pastagem.

Quando a semente é lançada no solo a mesma deve ser bem compactada, para que elas ingressem no solo de maneira harmônica, germinando mais rápido.

É importante que a semente esteja bem compactada no solo para que em caso de chuva ela não seja levada mais rápido.

Mudas

Extraída bem das hastes das planta, a espécie de mudas pode se desenvolver paralelo ao chão. Em solo rico em nutrientes, o que vai proporcionar um excelente desenvolvimento.

O que aumenta e muito a qualidade do seu cultivo.

Como plantar com sementes ou mudas, aprenda a seguir:

Você pode estar fazendo as mudas a partir de tubetes, vasos, saquinhos ou até mesmo para as bandejas para mudas. Pode utilizar também materiais recicláveis, tais como garrafas, caixa de ovo e papel higiênico.

O importante é ter um local para que suas mudas ou sementes se desenvolvam e cresçam.

A escolha da semente deve ser criteriosa e cuidadosa, porém elas devem ter uma boa genética e menos propensa a pragas e doenças.

Verifique se as sementes estão boas e sem pregas para que o seu plantio tenha sucesso.

Veja também se a semente ou muda escolhida vai conseguir se adaptar a temperatura do seu ambiente, plantas que gostam de frio não sobrevivem há locais de intenso calor.

Veja qual a estação do ano que você esta plantando e se a espécie escolhida é compatível.

Por exemplo uma espécie que se adapta bem é a orquídea, você pode plantar ela no verão e se cuidar terá uma bela flor por todas as estações do ano.

 Se atente ao local escolhido para o plantio, ele deve ser bem iluminado, porém a luz do sol não deve e nem pode bater diretamente.

Mantenha o solo sempre úmido, isso vai ajudar no crescimento das suas flores durante o verão, efetue sempre a limpeza da sua planta conforme o desenvolvimento, tire as mudas fracas e doentes que possam a vir a aparecer.

irrigação é muito importante, irrigue todos os dias e acompanhe o desenvolvimento da muda ou semente, algumas plantas precisam de uma espécie de apoio segurando a mesma, até que ela consiga ser desenvolver, isso evitará tombamentos durante o processo de enraizamento.

publicado
Categorizado como CASA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *