Faça seu login
Ajuda · Novo usuário? Registre-se
home diario de bordo biografia dvds fotos videos downloads agenda forum imprensa
 
Home > Diário de Bordo
 

RESULTADO DO I CONCURSO DE ARRANJO

25/07/2013 · 15:03  · 10 comentários

Pelo voto popular:
Marcelo Liuzz:


Mazinho e Silas:


Impressionante a qualidade dos arranjos que recebi para “As coisas não caem do céu”. Dos 18 concorrentes fiquei com uma dificuldade enorme em escolher só quatro. O público escolheu dois e eu deveria escolher mais dois. Aí a coisa complicou. Dos 16 restantes tinham 5 na minha lista de favoritos: Andrezinho Costa, Rodrigo Assis, Yonsen Maia, Átila Ribeiro e Anderson Fernandes. Isso não quer dizer que sejam melhores que os outros. Não acredito nessa história de “melhor” em arte. Não há critérios objetivos definitivos. Sempre tem a ver com gosto, com a sua história particular, com as coisas que ouviu na adolescência. É claro que há os que são definitivamente não musicais, mal feitos etc. Mas a partir de um certo nível, e aqui o nível foi muito alto, não existe verdade, existem escolhas.

Vão aqui as minhas análises dos 5 da minha lista. Para decidir tive que tentar “encontrar defeitos”, mas confesso que foi duro. Ouçam e me digam se concordam comigo.



Rodrigo Assis: adorei a introdução delicada de flauta e a sanfona na parte A acrescentou um ar original e brasileiro. A ideia rítmica da primeira parte B também é muito criativa. Depois veio a ótima gaita. E a cítara idem . Foi aí que eu decidi que havia um excesso de boas ideias. Um bom arranjo é feito de escolhas. Aqui parece minha luta para eliminar concorrentes: se todos forem vencedores, ninguém ganha. Foram caminhos demais. Acho que o Rodrigo teria mais chance se tivesse feito uns três arranjos diferentes.



Andrezinho: a introdução leva para um caminho bastante inesperado e criativo. O primeiro A já entra com tudo ao invés do habitual crescendo da maior parte dos arranjos. Gostei do lugar escolhido para o solo e dos ótimos vocais. Ninguém explorou tão bem esse recurso. A citação de Lucy In The Sky With Diamonds depois da canção ajuda a estabelecer a ligação com os Beatles. Alguma imprecisão da bateria tirou um pouco o impacto do arranjo. E foi o único ponto negativo.



Yonsen Maia: Mais Beatles como referência. Me lembrei de Eleanor Rugby por conta das cordas solitárias do início. Aliás, que belo arranjo de cordas! Muito bom o crescendo. No primeiro A entra o violão, no primeiro B percussão e piano, no segundo A a bateria dá um impulso extra e antes do segundo B surge uma guitarra distorcida poderosa. Em seguida essa guitarra ganha ares heavy metal – que não fazem muito meu gosto -, mas que são muito bem tocadas. A música explode realizando um crescendo muito bem elaborado. Muita emoção. Ficou entre os três.



Átila Ribeiro: muito bom o começo delicado com percussão e guitarra. O piano ajuda manter a delicadeza. No segundo A entram a bateria e o baixo e alguns comentários de guitarra que sugerem os ataques de “Creep” do Radiohead antes da música explodir. A partir daí a guitarra toma conta do arranjo. Gostei muito do longo solo, que acontece quando a música já foi exposta e que cria um outro crescendo até entregar para o final delicado. Mais um entre os três.



Anderson Fernandes: Início com um piano Beatles respeitando a harmonia no primeiro A, “entortando” no segundo e sofisticando ainda mais no B com a entrada da bateria e do baixo. Segue esse padrão na sequência seguinte acrescentando violão. Surpreende como um solo entre os terceiros A e B acrescentando cordas que seguem até o fim. Ficou entre os três pela originalidade da harmonia e por ser baseado num piano muito esperto e bem executado.

E agora? Um dos três tem que sair. E quanto mais escuto mais gosto de todos. Até dos que já eliminei. Dei um tempo para pensar a respeito, reli o que escrevi e as dúvidas não diminuíram. Mas como tinha que tomar uma decisão aqui vai:

Os vencedores do júri de um homem só são Anderson Fernandes e Átila Ribeiro. Para Yonsen Maia vai uma Menção Honrosa.

Então, junto com as minhas versões – que gravarei na segunda quinzena de junho -, o EP terá as de Marcelo Liuzz, Mazinho e Silas, Anderson Fernandes e Átila Ribeiro. Como ainda tem um tempo até o lançamento, se os vencedores quiserem dar um caprichada nas mixagens e masterizações, essa é a hora.

Parabéns a todos os produtores e músicos. Foi um prazer poder conhecer as visões de vocês de “As coisas não caem do céu”!
 
Tags para este post concurso-de-arranjo  | as-coisas-nao-caem-do-ceu  | vencedores  | resultado
 

Leoni, primeiramente, devemos todos parabenizá-lo pela música "As coisas não caem do céu" e agradecer pela criação do concurso.

Particularmente, estou muito feliz de ter participado e mais ainda por ter sido escolhido por você, entre os tantos arranjadores talentosíssimos que participaram do concurso enviando os seus trabalhos que, com certeza, são resultados de muito trabalho e dedicação! Sou um fã confesso das suas composições, da sua carreira e postura profissional ante a tantas imparcialidades de outros compositores e músicos de grande notoriedade do nosso país.

Preciso também agradecer aos meus pais, aguentaram as noites e madrugadas em cima da música e meu irmãozão (de alma e coração) Acácio Ciaca, por abrilhantar o arranjo com o solo de guitarra.

Obrigado, mais uma vez e até o próximo concurso! :D

Anderson Fernandes Bauru (SP) · 25/7/2013 15:28

UHhhhhhh!!!! Passou raspando, hein!!!
Mas tudo bem! No próximo concurso estaremos ai de novo!
O que importa e espalhar essa musicalidade e compartilhar conhecimento e experiências com toda essa galera fantástica!!
E os comentários foram exatos!

AndrezinhoEC Rio de Janeiro (RJ) · 25/7/2013 18:59

Wow!!! Ficar entre os 3 preferidos por vc é UMA HONRA!!! Obrigado pelos elogios, Leoni!!! Adorei a Menção Honrosa!!! Esse Arranjo foi gravado, mixado e masterizado em 12 horas porque estou produzindo 2 CDs ao mesmo tempo aqui em Salvador, mas tenho certeza que se tivesse um pouquinho mais de tempo, faria um bem melhor!!! Tamojunto nesse Planeta Música!!! Abração e Tudo de Melhor!!!

Yonsen Salvador (BA) · 25/7/2013 23:04

Quero Parabenizar a cada um dos vencedores, principalmente o Marcelo Liuzz, pelo qual torci!!

Gostaria de fazer parte do CD mas como não foi possível, fico vibrando aqui para que o CD seja um Suce$$o em todos os aspectos!!

Foi um prazer participar do Concurso já que sou fã de Leoni!!

Abração e Tudo de Melhor!!

Yonsen Salvador (BA) · 25/7/2013 23:21

Parabéns a todos os participantes desse maravilhoso primeiro concurso.
Muitíssimo obrigado ao , Leoni e sua equipe Concursos Leoni, por esse incentivo a nós abrindo essa porta!
Que isso te inspire cada vez mais !!!
Só temos a agradecer além de tudo levo o aprendizado de conhecer as linhas que cada um trabalhou para Äs coisas não caem do céu" nos conectou com novas possibilidades e amizades, obrigado pela torcida Yonsen, estou muito Honrado por estar entre vocês colegas arranjadores Andrezinho, Rodrigo, Anderson, Airton e os outros 12 aguardo as próximas novidades, próximos concursos e novidades a nós que somos Fãs desse Artista incrível o Leoni por sua música e por suas atitudes em defesa da classe musical, um forte abraço e muita música!!

Liuzz SP · 31/7/2013 00:39

Beleza de concurso e de resultado.
Parabéns, meninos!!! ;)

Cássia Ribeiro Salvador (BA) · 5/8/2013 21:34

Yonsen a sua versão ficou muito boa. Gostei pra caramba. Ouvi todas, tem um arranjo bem dinâmico. Não dá para imaginar que isso saiu de vc em menos de 12 horas.

Abraços,
Rabi!

Rabi Silva Rio de Janeiro (RJ) · 21/8/2013 11:03

Vou até baixar e colocar no meu MP3. Está muito bacana. Mostra a expressividade da música, merece várias menções honrosa.

Rabi Silva Rio de Janeiro (RJ) · 21/8/2013 11:06

Obrigadão, Rabi Silva!!!
Como trabalho fazendo Trilhas pra Filmes, TV, Teatro e Arranjos de CDs desde 95, não tenho dificuldades em criar mas confesso que se dedicasse um tempo maior à esta música, teria feito um arranjo BEM MELHOR!!
Mas valeu MESMO participar deste concurso. Graças a ele, ainda não parei de trabalhar devido às várias encomendas de arranjo que recebi!!

Abração e Tudo de Melhor!!!

Yonsen Salvador (BA) · 21/8/2013 12:51

Isso é verdadeira competição em prol de alguma coisa, dá para ver a dedicação no arranjo. Eu nunca tive tempo para estudar arranjos, porém é perceptível todo o carinho. Mesmo tendo feito em 12 horas, dá para perceber que se tivesse feito em mais tempo ficaria bem MELHOR. Coloquei o meu fone que explora o grave e dá para ouvir as linhas de baixo.

Parabéns Yonsen.
Sucesso sempre.

Rabi Silva Rio de Janeiro (RJ) · 21/8/2013 17:44

 
Adicione seu comentário  
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Site Leoni, e adicione seus comentários em seguida.
 
 
   
Shows Assine o Feed: Shows
Dicas Assine o Feed: Dicas
Outras conversas Assine o Feed: Outras conversas
Campanhas Assine o Feed: Campanhas
Novidades Assine o Feed: Novidades
Entrevistas Assine o Feed: Entrevistas
Meio-ambiente Assine o Feed: Meio-ambiente
Concursos Assine o Feed: Concursos
Música Relevante Assine o Feed: Música Relevante
Dicas de Sobrevivência do Músico no Mundo Digital Assine o Feed: Dicas de Sobrevivência do Músico no Mundo Digital
No Estúdio Assine o Feed: No Estúdio
Concursos Assine o Feed: Concursos
A Noite Perfeita Ao Vivo Assine o Feed: A Noite Perfeita Ao Vivo
Parcerias Assine o Feed: Parcerias
Letra, Música e Outras Conversas Assine o Feed: Letra, Música e Outras Conversas
Notícias de Mim Assine o Feed: Notícias de Mim
Multiversos Assine o Feed: Multiversos


desenvolvido por