Faça seu login
Ajuda · Novo usuário? Registre-se
home diario de bordo biografia dvds fotos videos downloads agenda forum imprensa
 
Home > Diário de Bordo
 

A DIFERENÇA ENTRE AUTOR E DETENTOR DE DIREITO AUTORAL

21/04/2013 · 11:51  · 6 comentários


Onde estão os autores?
Boa parte das confusões em relação ao Direito Autoral vem do desconhecimento de que o autor não é o único que recebe direitos autorais. Muita gente diz que fala em nome do autor quando está falando em nome de diversos outros detentores de direito autoral como editoras e gravadoras. Boa parte das pessoas do meio musical não sabe que pessoas jurídicas também podem receber esses direitos. Basta uma olhada na lista dos maiores arrecadadores do ECAD de 2012 para comprovar. Entre os 20 primeiros apenas 3 são compositores. Entre os 10 primeiros, nenhum.



A distribuição dos direitos

Outro ponto profundamente desconhecido pela classe é a percentagem que cada um desses detentores de direitos autorais recebe do montante total.

Distribuição indireta

Na distribuição indireta dos direitos de execução – que significa todas as receitas de execução pública excluindo shows – temos um panorama médio em que os compositores ficam com, aproximadamente, 37,5% do total antes dos impostos. Essa percentagem varia dependendo do autor ter a sua própria editora ou não. Como a maioria não tem, estou usando uma taxa padrão de 25% da parte do autor para editoras.

1.Sistema ECAD

A primeira fatia do bolo fica para o ECAD, 17% do total como taxa de administração, e para as Sociedades, que retêm de 7,5% a 8%. No total o sistema de gestão coletiva morde ¼ do dinheiro dos compositores. É um dos mais caros do mundo. Quando o CADE condenou o sistema afirmou que devia ser no mínimo 20% mais barato.

2.Autoral

Dos 75% restantes, 50% vão para a parte autoral e 25% para os direitos conexos - que explico no próximo tópico. Nessa rubrica autoral os “parceiros” dos compositores são as Editoras. Mais um quarto do montante – há editoras que cobram ainda mais! - dos compositores é subtraída, restando os 37,5% aproximados que citei anteriormente.

3.Direitos conexos

O quarto restante vai para pagamento de intérpretes, produtores fonográficos – que quer dizer gravadoras ou selos -, músicos, arranjadores etc.


Distribuição Direta - Shows

Na distribuição direta não há pagamento de conexos já que o intérprete e os músicos estão recebendo cachê e gravadoras não têm porque receber pois não há fonograma envolvido já que a canção está sendo executada ao vivo.

Com isso os únicos “parceiros” dos compositores são o sistema ECAD/Sociedades e as Editoras. Nesse caso os autores ficam com 56,25% antes dos impostos.


A importância do conceito

Sem compreendermos que detentores de direito autoral não são necessariamente os autores podemos nos enganar com o discurso de quem, visando os interesses de grandes corporações, vista o simpático disfarce de defensor dos autores. Os autores não têm nenhuma entidade que os represente, não há ninguém que fale em seu nome. Atualmente é cada um por si – e um bocado de gente contra todos. Para nos unirmos e termos uma voz precisamos de informação e debate. Por enquanto, qualquer grupo, empresa ou escritório que diga estar falando em nome dos autores está usurpando nossa palavra.


Quem deveria ser mais importante no Direito Autoral?

Atualmente as editoras multinacionais têm muito mais poder que os compositores, já que todas as decisões nas Assembléias do ECAD e das Sociedades são tomadas em função da arrecadação. Se quem arrecada mais manda mais, cria-se um sistema blindado e antidemocrático no qual quem ganha muito não quer mudar nada, quem ganha pouco não tem como mudar nada. Então, repetindo Caetano Veloso em seu texto sobre o ECAD: "Não é ‘Se mexer, desaba’; é ‘Se não pode mexer, não anda’.”
 
Tags para este post ecad  | direito-autoral  | autores  | arrecadacao
 

Muito bom Leoni! Essas informações são muito relevantes e é super importante que os músicos e autores conheçam como funciona a gestão coletiva. Abraços!

Patrícia Mello RS · 23/4/2013 23:57

Excelente post!!! Como ja disse outras vezes, entendo a função de todas as partes no meio desse negócio chamado MUSICA. Os direitos salvam a vida de COMPOSITORES que já não estão mais na mídia, ou em condições de fazer shows. Mas os números são abusivos e a estrutura é retrógrada. ( Com isso gera inadimplência com o ECAD). O que se discute, a meu ver, é: Eu POSSO escolher a forma que eu quiser, uma vez que sou dono da MINHA obra. ( Download de graça e etc) Leoni é vanguarda! Obrigado.

Vitor Bricio Araruama (RJ) · 25/4/2013 14:35

Esclarecedor.

www.pepedonato.blogspot.com Guanambi (BA) · 30/5/2013 17:07

Eu gostaria de aproveitar o gancho dos direitos autorais e afins e publicar uma das minhas músicas — é, eu escrevo canções e poesias — para que você pudesse ouvir e todos os fãs que frequentam a página.

Abaixo está a letra e a música, gostaria que vocês ouvissem.

------------
Madrugada - Everson Mattos, voz e violão.

Já é tarde é quase madrugada
O café frio e tua roupa molhada,
mas está tudo bem,
há um vazio em casa

Eu vejo o mundo e o mundo não me vê
Eu perco sono então ligo a TV
Não vejo nada além,
só a tela azul e o sono não vem

Se tiver que ser assim por mais um tempo
Preso a você só por um pensamento
Eu jogo fora todas as armas
Me rendo ao beijo e volto a sonhar

Mais uma vez o tempo não passa
A hora arde, o silêncio invade,
mas você está bem
colorindo a cidade

Novos caminhos podem lhe fazer bem
Outras pessoas sempre vem,
mas te garanto, meu bem
Nunca terão o que a gente tem

Se tiver que ser assim por mais um tempo
Preso a você só por um pensamento
Eu jogo fora todas as armas
Me rendo a um beijo e volto a sonhar




Moskito Brasília (DF) · 4/6/2013 03:35

Bom, acho que o audio link não funcionou, mas aqui está a música.

http://thiagomoskito.com.br/eversonmattos-madrugada-everson-mattos-ao-vivo.mp3

Abraços.


Moskito Brasília (DF) · 4/6/2013 03:37

Ótimo texto! Deu pra entender melhor esse sistema!

Vívian Quintãn São Fidélis (RJ) · 8/6/2013 23:10

 
Adicione seu comentário  
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Site Leoni, e adicione seus comentários em seguida.
 
 
   
Shows Assine o Feed: Shows
Dicas Assine o Feed: Dicas
Outras conversas Assine o Feed: Outras conversas
Campanhas Assine o Feed: Campanhas
Novidades Assine o Feed: Novidades
Entrevistas Assine o Feed: Entrevistas
Meio-ambiente Assine o Feed: Meio-ambiente
Concursos Assine o Feed: Concursos
Música Relevante Assine o Feed: Música Relevante
Dicas de Sobrevivência do Músico no Mundo Digital Assine o Feed: Dicas de Sobrevivência do Músico no Mundo Digital
No Estúdio Assine o Feed: No Estúdio
Concursos Assine o Feed: Concursos
A Noite Perfeita Ao Vivo Assine o Feed: A Noite Perfeita Ao Vivo
Parcerias Assine o Feed: Parcerias
Letra, Música e Outras Conversas Assine o Feed: Letra, Música e Outras Conversas
Notícias de Mim Assine o Feed: Notícias de Mim
Multiversos Assine o Feed: Multiversos


desenvolvido por